14 de junho de 2011

Seu carro fala?


Ele pode até não falar a nossa língua mas vive nos dando sinais! Você já reparou que às vezes o pneu canta quando vamos fazer uma curva fechada? Ou que se aceleramos muito na estrada o volante começa a trepidar e dá até a impressão de pneu furado? Ou ainda que ao passar em uma lombada o carro faz um barulho que parece que vai desmontar? Exageros a parte... esses são alguns sinais que o nosso querido amigo tenta nos dar e quase sempre deixamos passar desapercebidos!



Então... para ficarmos mais atentas, seguem as dicas!



1 - Alinhamento e balanceamento:


Os mecânicos sugerem que façamos um novo alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km rodados mas dependendo da conservação do carro e das ruas por onde você anda (buracos, lombadas irregulares e outros impactos prejudicam o alinhamento e balanceamento do carro)... essa manuntenção pode ser mais frequente.
O alinhamento do carro deixa as quatro rodas retinhas e alinhadas (sério? rs!) com o volante. Na hora de manobrar ou fazer curvas a resposta do seu carro será muito mais eficiente. Bom... mas o que o nosso querido amigo diz quando precisa de um novo alinhamento? Quando a situação está muito ruim, mesmo em velocidades baixas o volante treme e na hora de fazer curvas acentuadas o carro canta pneu. Ah! E se você perceber que o volante está puxando para um dos lados e parece que está mexendo sozinho, está na hora de fazer também um balanceamento das rodas!




2 - Cambagem:



Antes de tudo precisamos entender o que é cambagem. Trata-se do grau de inclinação das rodas vistas de cima ou de frente. De forma parecida com o alinhamento e balanceamento, o carro avisa quando está precisando de uma nova cambagem através de forte vibração no volante e instabilidade ao dirigir. Mas fique de olho! O sinal mais preciso é o desgate na banda de rodagem (parte mais externa do pneu) dos pneus. Se o seu já estiver desgastado corra para oficina!


3 - Combustível Adulterado:

Se na hora de dar partida ou logo quando você engata a primeira e sai com o carro você escuta um ruído metálico beeem agudo (alguns mecânicos usam a expressam "o carro está grilando"), é melhor tomar cuidado com o último posto que você abasteceu. Além disso, o motor pode começar a falhar, perder potência e apresentar instabilidade nas marchas mais baixas.



Viu como não é tão difícil entender o seu carro? Aos poucos vamos dando mais dicas para você ficar de olho na hora certa para fazer a manutenção!

Ah! Não esqueça de deixar seu comentário, dar sugestões e pedir os assuntos que gostaria de ler por aqui!

Até a próxima volta!





30 de maio de 2011

Você sabia?

Nada melhor do que começarmos dando uma voltinha pelas curiosidades do automóvel. Concorda?

O começo de uma paixão
O automóvel nasceu em 1896. Nikolaus August Otto, Gottlieb Daimler, Wilhelm Maybach e Karl Benz (você já deve ter visto esse sobrenome, não?! Junto com uma das filhas de Daimler, ele dá nome à Mercedes-Benz) são os quatro alemães responsáveis por essa incrível criação. Eles não se conheciam, mas suas invenções, juntas, deram início ao que hoje chamamos de carro. Porém, o mais famoso pelo invento, é Benz: ele desenvolveu o motor dois tempos. As primeiras versões dos veículos de quatro rodas eram abertas e foi apenas em 1900 que apareceu um modelo fechado, que protegesse das variações climáticas, como o sol, criado pela Renault.

Karl Benz junto a sua família e ao seu automóvel
Foto: carros.ig.com.br


O pioneiro
Quando se fala da história do automóvel no Brasil, pouco se ouve a respeito do Romi-Isetta. O primeiro carro fabricado em território nacional, em 1956, era pequenininho, redondinho e com uma porta localizada na frente. Fabricado pela Romi, hoje fabricante de máquinas e ferramentas industriais, o modelo é original da Itália. O principal motivo para seu insucesso foi a falta de incentivo do governo, pois, na época, o incentivo para a produção de carros no país dado pelo presidente Juscelino Kubitschek era exclusivo para indústrias destinadas somente à produção de carros e a Romi já era uma indústria de máquinas agrícolas.


Ele lembra os atuais modelos compactos, não lembra?
Foto: www.pacovio.kit.ne

Hodômetro em ação
Você sabe o que é um hodômetro? Se a primeira coisa que veio a sua cabeça foi "um medidor de odor", errou! O hodômetro é o aparelho que mede a quilometragem percorrida. Antes mesmo dos carros existirem, eles já eram utilizados em carruagens de aluguel para facilitar o valor cobrado. Curioso, né?
Para não esquecer mais o que é um hodômetro...
Foto: blogdoricardocouto.com.br


Aposentadas
Algumas peças deixaram os automóveis há tempos. Por isso, dependendo de sua idade, você talvez nem saiba que existem. São elas:
- carburador: ao misturar ar ao combustível, era uma das partes essenciais para o funcionamento do motor. Cedeu espaço para a injeção eletrônica.
- afogador: era usado para manter o carro acelerado nos primeiros minutos de funcionamento, foi trocado pela ignição eletrônica.
- quebra-vento: as janelas laterais com abertura foram substituídas pelo sistema de ar condicionado.

E aí, o que achou das curiosidades, deixe um comentário e conte pra gente! Essas foram só para começar, com o tempo, mais coisas sobre a história  dos carros virão!


16 de maio de 2011

A primeira de muitas voltas

Pronta para a sua primeira volta com As Carlotas? Coloque seu óculos de sol, aumente o som, aperte o cinto e prepare-se! As postagens estão apenas começando...

A ideia de criar esse blog surgiu da paixão de duas futuras jornalistas por carros: Gabi, a motorista; Vivian, a co-pilota! Juntas quase 24h por dia, vizinhas, colegas de trabalho, amigas de faculdade e irmãs de coração, a gente não cansa uma da outra... Ou até cansa, mas é algo que passa rápido!


As Carlotas é feito para mulheres que:
- Adoram tudo sobre carros;
- Não entendem nada de mecânica mas morrem de curiosidade;
- Têm medo de serem enganadas quando vão a uma oficina;
- Só sabem, teoricamente, como trocar um pneu;
- Se interessam pelas marcas, últimos lançamentos e acessórios;
- Vivem em busca do modelo ideal;
- Correm para dar um palpite quando ouvem uma conversa sobre carros;
- Ficam babando quando uma máquina passa ao seu lado;
- Acham Stockcar uma categoria pra lá de interessante;
- Arriscavam brincar de carrinho com os irmãos, primos, amigos etc;
- Adoram (ou adoravam) brincar de corrida no video game;
- Acha o Relâmpago McQueen do filme Carros um fofo;
- Defendem que mulher também dirige muito bem;
- E sabem que carro também é assunto de mulher!

Como dissemos, a gente gosta, mas não entende 100%. Por isso, aqui você encontrará tudo relacionado aos carros. Assim, vamos aprender juntas! Os assuntos são voltados para as mulheres, mas não significa que a homarada de plantão não pode ler. Pode sim. Mas, não vai adiantar pedir por assuntos de macho que não vai rolar, ok?!

Fique à vontade para enviar sugestões de matérias e dúvidas relacionadas a carros!

Um beijo e boa aventura!

Gabi e Vivian