14 de junho de 2011

Seu carro fala?


Ele pode até não falar a nossa língua mas vive nos dando sinais! Você já reparou que às vezes o pneu canta quando vamos fazer uma curva fechada? Ou que se aceleramos muito na estrada o volante começa a trepidar e dá até a impressão de pneu furado? Ou ainda que ao passar em uma lombada o carro faz um barulho que parece que vai desmontar? Exageros a parte... esses são alguns sinais que o nosso querido amigo tenta nos dar e quase sempre deixamos passar desapercebidos!



Então... para ficarmos mais atentas, seguem as dicas!



1 - Alinhamento e balanceamento:


Os mecânicos sugerem que façamos um novo alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km rodados mas dependendo da conservação do carro e das ruas por onde você anda (buracos, lombadas irregulares e outros impactos prejudicam o alinhamento e balanceamento do carro)... essa manuntenção pode ser mais frequente.
O alinhamento do carro deixa as quatro rodas retinhas e alinhadas (sério? rs!) com o volante. Na hora de manobrar ou fazer curvas a resposta do seu carro será muito mais eficiente. Bom... mas o que o nosso querido amigo diz quando precisa de um novo alinhamento? Quando a situação está muito ruim, mesmo em velocidades baixas o volante treme e na hora de fazer curvas acentuadas o carro canta pneu. Ah! E se você perceber que o volante está puxando para um dos lados e parece que está mexendo sozinho, está na hora de fazer também um balanceamento das rodas!




2 - Cambagem:



Antes de tudo precisamos entender o que é cambagem. Trata-se do grau de inclinação das rodas vistas de cima ou de frente. De forma parecida com o alinhamento e balanceamento, o carro avisa quando está precisando de uma nova cambagem através de forte vibração no volante e instabilidade ao dirigir. Mas fique de olho! O sinal mais preciso é o desgate na banda de rodagem (parte mais externa do pneu) dos pneus. Se o seu já estiver desgastado corra para oficina!


3 - Combustível Adulterado:

Se na hora de dar partida ou logo quando você engata a primeira e sai com o carro você escuta um ruído metálico beeem agudo (alguns mecânicos usam a expressam "o carro está grilando"), é melhor tomar cuidado com o último posto que você abasteceu. Além disso, o motor pode começar a falhar, perder potência e apresentar instabilidade nas marchas mais baixas.



Viu como não é tão difícil entender o seu carro? Aos poucos vamos dando mais dicas para você ficar de olho na hora certa para fazer a manutenção!

Ah! Não esqueça de deixar seu comentário, dar sugestões e pedir os assuntos que gostaria de ler por aqui!

Até a próxima volta!